Fazendo Meu Filme 1, A Estreia de Fani - Paula Pimenta

30 de setembro de 2011

Fazendo Meu Filme 1- Paula Pimenta
Editora Gutenberg - 328 páginas
Onde comprar : Saraiva - Fnac -Travessa


Fazendo Meu Filme conta a história de Fani, uma menina de 16 anos, com dramas normais de adolescente. Seus problemas na escola, suas paixões... Até que ela se depara com a possibilidade de fazer intercâmbio. Sua vida muda muito com a possibilidade de ir morar em outro país por um tempo, deixando sua família, escola e amigos para trás. O que vai mudar? É isso que ela realmente quer? Fani logo se vê cheia de dúvidas, como qualquer adolescente estaria. 

A verdade é que, embora não seja o estilo preferido de todo mundo (inclusive não é o meu), é quase impossível encontrar alguma mulher que não se renda a um bom chick-lit ou um YA com pegada mais romântica, aka livros femininos e fofos. Comecei a ler muitos mais recentemente, porque acho mais levinhos e minha faculdade sempre me consome. Quando eu comecei a ler sobre Fazendo Meu Filme, eu me sentia um tanto quanto obrigada a ler. Um livro brasileiro, fofo e que todo mundo se identificava. 

O livro é realmente uma gracinha. A cada começo de capítulo, temos uma citação de algum filme (uma das paixões de Fani). E o livro é cheio de conversas de MSN, bilhetinho de aula, listas de CD's gravados. Tudo bem relacionado ao universo mais jovem e que, claro, dão muito charme ao livro. Mas, para mim, o que te faz gostar muito de um livro é o quanto você de identifica ou se envolve com os personagens. E, nesse ponto, o livro se tornou bem morno para mim. 

Achei a Fani dramática demais e, principalmente, infantil. O ponto é esse. Eu comecei o livro achando que seria um desses que descreveria perfeitamente meus 16 anos. E ele passou muito, mas muito longe disso. Algumas atitudes e pensamentos da Fani eram bem bobinhos, ela não consegui fazer as coisas sozinha, era exagerada até demais e, não sei explicar, eu não lembro de ninguém que agisse da maneira do livro aos dezesseis anos. Achei a Fani muito imatura para dezesseis anos (não que as pessoas sejam super adultas com essa idade), mas elas são infantis de outra maneira. A Fani está mais para ingênua. Desde o lugar que eles costumam sair, ao tipo de conversa deles. Então, o motivo de eu querer tanto ler, que era me identificar com o cotidiano da principal, não foi atingido. 

Mas, apesar disso, eu gostei. O livro é engraçadinho, fofo e tem uns personagens secundários bem legais. As amigas dela são o máximo e eu ria muito com a Vanessa, que faz o estilo metidinha da sala. E eu até gostei do Léo, mas o achei igualmente infantil a Fani. O meu problema com ele foi um clássico excesso de expectativas. Nunca tinha visto uma resenha falando mal desse livro, então achei que ele viria perfeito para mim, mas não foi assim. Tudo tem uma falha em algum ponto e, quando você acha que não, elas se tornam ainda mais gritantes. 

Por fim, eu acho que vocês devem todos ler Fazendo Meu Filme sim, para conhecer e tirar suas próprias conclusões, mas deixando toda a empolgação de lado. Inclusive, eu vou continuar lendo a série. Muitas pessoas já me falaram que o terceiro é o melhor de todos. E, como ela vai crescendo, estou curiosa para ver a Fani começando a se virar sozinha.

that’s all folks.
beijos, beijos
Julia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©