[Retroprojetor #23] Sherlock Holmes 2 - O Jogo de Sombras

10 de fevereiro de 2012


Sherlock Holmes #2 - O Jogo de Sombras
Direção: Guy Ritchie
Distribuidora: Warner Bros 
Ação/Suspense 
129 minutos 

   Vi esse filme ainda em sua semana de estréia, mas outros filmes acabaram passando na frente por diversos motivos e só agora essa resenha está saindo. O Jogo de Sombras é a continuação do Sherlock Holmes de 2009, que conta algumas das aventuras do detetive criado por Sir Arthur Conan Doyle. 
   Nessa sequência, o destaque vai para a enfim aparição de um dos vilões mais famosos e antigos da história: o brilhante professor Moriarty, vivido por Jared Harris. Para mim, mesmo não tendo lido nenhum livro do detetive e assumindo isso com certa vergonha, o mais interessante de quaisquer versões dessas histórias é a relação entre os dois gênios. Os dois apresentam uma relação de intensa competição, às vezes superando até seus interesses maldosos ou gananciosos (no caso do Moriarty, é claro). 
   Nesse filme, Dr. Watson (Jude Law <3) está prestes a, finalmente, se casar e Sherlock (Robert Downey Jr. <3) está novamente naquele seu estado estranho que é uma mistura de ócio e pesquisas loucas no meio de seu apartamento enquanto está sem nenhum de seus casos para resolver. Mas Sherlock é o padrinho de casamento de John e precisa cumprir com algumas responsabilidades, como organizar uma despedida de solteiro. 
   Sherlock se aproveita da situação e, obviamente, acaba envolvendo Watson no meio de mais uma confusão, coisa que no fundo o médico adora. A suspeita é de que Moriarty  está pondo em prática seu plano que visa uma guerra mundial, cheio de intrigas e trapaças. A sorte é que Mary, nova esposa de John, não está assim tão preocupada com sua lua de mel. 
   Holmes e Watson acabam, através de suas pistas, chegando a Sim (Noomi Replace, atriz que interpreta a Lisbeth na versão sueca de Os Homens que não Amavam as Mulheres)* - uma cigana-cartomante - que ninguém sabe realmente qual  o seu envolvimento no caso, mas é uma figura importante para a história. 
   O filme segue o mesmo estilo do primeiro, tirando Irena Adler (Rachel McAdams) - que desaparece - e acrescentando-se Moriarty. E eu acho uma troca bem legal porque, como já disse, adoro o Moriarty. O que me fez gostar do primeiro - Jude Law e Robert Downey Jr., a história de Sir Arthur e a partes cômicas - continuam e foram o que me fizeram gostar desse também. Porém, o que fez eu me desempolgar com o primeiro também continua por aqui - o excesso de passo-a-passo nos golpes de Sherlock e os efeitos de slow motion nas cenas de ação. Sério, eu não me interesso por árvores explodindo em detalhes na hora que uma bomba é jogada no floresta. 
  Não sei dizer com certeza se gostei mais do primeiro ou desse. Mas, acho que desse, por causa do Moriarty. Parei.  
   Para quem curtiu o primeiro, vai com tudo. Pra quem ainda não viu, ainda há tempo! E, pra quem não gostou, nem tenta. 

   *att
   Off:
   Logo depois que vi o filme, por indicações de amiguinhas inclusive de Thainá, fui ver a série da BBC, Sherlock. Série que conta as histórias vividas por Holmes no presente. E, mesmo se passando em épocas da  diferentes e sendo um filme e uma série, não pude deixar de comparar. Achei a série muito melhor. É MUITO BOA, VEJAM. 
   Vai rolar um Rabiscando em Série dela em breve por aqui. ;]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©