A Sombra da Serpente - Rick Riordan

27 de dezembro de 2012

A Sombra da Serpente
"The Serpent's Shadow"
Rick Riordan
Intrínseca
362 páginas
"Esta é uma transcrição de uma gravação de áudio. Já recebi anteriormente duas dessas gravações que Carter e Sadie Kane me enviaram, que transcrevi como A Pirâmide Vermelha e O Trono de Fogo. Por mais que eu esteja honrado com a confiança dos Kane em mim, devo informá-los que o conteúdo deste terceiro é o mais preocupante dentre os três. A fita chegou à minha casa em uma caixa carbonizada perfurada com uma garra e marcas de dentes que o meu zoólogo local não conseguiu identificar. Se não fosse a proteção dos hieróglifos no exterior da caixa, eu duvido que a caixa teria sobrevivido a viagem. Continue lendo, e você vai entender o motivo".
      Está a aventura final dos Kane.  Para o bem ou para o mal, a aventura dos meninos que carregam os deuses terminará. O inimigo já se fez conhecido em O Trono de Fogo: a serpente gigante que controla o Caos, Apófis, está pronta para renascer, engolir o sol e trazer o fim do mundo. Os irmãos Kane, seus poucos iniciados e alguns remanescentes do primeiro nomo, A Casa da Vida, são toda a resistência. Será que eles vão conseguir impedir o fim dos dias? 

      Adorei o livro. Bem, sou suspeita, sempre admito, por que sou fã do Rick, mas mesmo assim, achei A Sombra da Serpente bem legal. Não é o melhor dos três - não deu pra bater Trono de Fogo -  mas é mais legal que Pirâmide. Acho que é por que os personagens estão mais evoluídos, mais soltos nos seus papéis, por assim dizer. Carter assumiu o lugar de líder da Casa do Brooklin, agora que Amós está atuando no Egito, no Primeiro Nomo. Sadie continua a ser Sadie, infelizmente, mas ela está mais forte e mais consciente de seu papel nas coisas, muito embora, vez ou outra, ela ainda aja como uma menininha mimada e egoísta... Temos também o sempre presente Kufuh, sendo útil, e Bastet, sendo linda, e os carinhas que fazem o coração da nossa protagonista bater mais rápido, Anúbis (deus dos mortos e tudo) e Walt sendo coisas fofas. E nós finalmente temos de volta uma das únicas personagens que conseguiu conquistar meu coração em Pirâmide, a Zia, sendo super incrível, feito sempre. Só que agora ela atira bolas de fogo o que já torna tudo mais legal.

      Infelizmente nesse livro não temos um vilão sensacional feito de amor e piadinhas, por que a atenção se foca mais na situação o-mundo-tá-acabando-e-corre-negada do que na serpente do mal, de fato. Mas nós ainda temos um ou outro antagonista pra bater de frente com nossos irmãos poderosos queridos, normalmente agentes das forças do caos enviados pra acabar com a ameaça que os aliados dos Kane representam. Mas de modo geral a coisa acontece em fases - isso é, tão em fases quanto um livro rápido feito esse pode ser: Carter e Sadie resolvem diversas missões e problemas pra ter a chance de acabar com o mal maior numa épica batalha final.

      Não tenho muito mais o que dizer além de que recomendo muito o livro final, e a série como um todo. Rick concluiu sua obra direitinho, nos deixou querendo mais e até deixou uma porta aberta para uma possível continuação - se não das crônicas dos Kane, pelo menos do universo no qual eles estão inseridos. E falando em universo, pausa pra falar do que o Rick vem fazendo desde Pirâmide: inserindo pequenas pistas de que o universo de Percy Jackson - grego, e por extensão, romano - existem no mesmo plano que o egípcio. 

     Depois de mencionar pégasos e outros tipos de magia por aí na saga egípcia, em Sombra da Serpente nós finalmente temos um personagem das histórias olimpianas dando o ar da graça: Drew Tanaka, a filha de Afrodite que nós vimos em Herói Perdido tentando fazer Piper parecer dispensável o que ela meio que é, vamos combinar, vem atazanar mais uma protagonista de Rick Riordan, agora num baile de fim de ano, vestida para matar e tudo. É meio triste como ela ainda é uma personagem negativa, no entanto. Eu meio que acho ela legal, sabe como é, queen bitch e tudo. Enfim, fiquemos ligados, por que, muito embora possa ter sido só uma brincadeirinha, a aparição pode ser também um sinal de um futuro crossover. Será que uma mistura romana e egípcia vem por aí? Quero dizer, historicamente até faria sentido. E eu ia adorar.

      Bem, As Crônicas dos Kanes estão recomendadíssimas. Você vai se divertir, dar umas boas risadas com as frases geniais dos personagens mais carismáticos do Rick, aprender um tanto de hieroglifos, ficar sabendo mais sobre os deuses egípcios e descobrir por que você sempre deve ter um crocodilo de cera no bolso. Sério mesmo, você ficaria surpreso com o quanto pode ser útil. Então, era isso. Corre e vai ler!

Beijo, beijo
Thai.

"Por favor. Deuses da guerra não fazem cocô em cobertores.", Horus, deus da guerra.
"Acerte uma espada nos inimigos até eles morrerem. Se levantarem, acerte-os de novo. Repita sempre que necessário.", Horus.
"Eu estava apaixonado por uma banheira de passarinho.", Carter.
"Ora, uma vez, na estação de Charing Cross,cacei as criaturas mortíferas conhecidas como Jujubas", Sadie.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©