Contos de uma Fada - Letícia Black

9 de dezembro de 2012

Contos de uma Fada - A nascente das montanhas
Letícia Black
Novos Talentos da Literatura Brasileira (um selo da Novo Século)
320 páginas
2012

A Letícia entrou em contato conosco e eu fiquei muito feliz em receber um exemplar de seu livro (autografado!) para ler e resenhar aqui. E foi assim que eu conheci o Contos de uma Fada. 

Michelle é uma menina aparentemente comum, que faz faculdade e tem um namorado pelo qual é perdidamente apaixonada. Mas um dia tudo parece dar errado. Ela está no Centro do Rio de Janeiro, sem dinheiro para comer ou pagar sua passagem para casa, ela é assaltada, ela está de mau humor porque brigou feio com a mãe. Apenas Guilherme, seu namorado, poderia fazer com que ela se sentisse, ao menos, um pouco melhor. Confusões familiares vão acontecendo bem mais rápido do que Michelle gostaria e, por fim, ela se vê acordando muito cedo com muita dor nas costas na casa do pai de Guilherme, na orla de Niterói. Nós estudamos em Niterói. 

Mas por que Michelle está sentindo dores tão terríveis? Bom, porque ela é uma fada e está, finalmente, se transformando, ou seja, suas asas estão nascendo. Ela, então, vai para Lammertia - a terra das fadas, elfos, bruxas...- sem nem mesmo conseguir se despedir de Guilherme. Mas é claro que Michelle não é uma fada qualquer, ela é diferente, especial. E isso não é necessariamente uma coisa boa. Michelle é julgada por nascer e não sabe por quanto tempo vão deixá-la permanecer viva. 

A história é simples e Michelle é uma boa personagem, mas eu me apeguei mais a seu irmão mais novo Kieran, bastante simpático, forte e inocente. O livro pega um ritmo muito melhor a partir de certo ponto, quando Michelle resolve se aventurar por Lammertia. As cenas de ação são bem interessantes e a escrita rápida e fluida. A capa é linda. 

Eu nunca havia lido livros especificamente sobre fadas e cheguei à conclusão de que elas não são minhas criaturas sobrenaturais preferidas. A Letícia Black, para criar a base de sua história sobre fadas, usou alguns clichês de propósito e acrescentou outras coisas ao plano de fundo. Não achei incrível, mas foi suficiente e fez sentido. O detalhe de uma guerra histórica fez toda a diferença, nada como uma guerra histórica para fazer tudo ficar mais crível. 

Um livro rápido e gostoso de se ler de uma autora carioca que está recomendado para vocês. 

Beijos, 
Celle.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©