O Livro do Amanhã - Cecelia Ahern

13 de abril de 2013


O Livro do Amanhã 
Cecelia Ahern 
Editora Novo Conceito 
368 páginas 
2013

Tamara Goodwin é uma menina de 16 anos acostumada a ter tudo o que sempre quis. Menos uma boa dose de disciplina. Tudo corria tão bem quanto poderia entre um casal rico e muito ocupado e sua filha adolescente ingrata e carente de atenção, até que Tamara encontra o corpo de seu pai no chão de seu escritório. Ele havia se matado com comprimidos e whisky. Tamara e sua mãe, então, descobrem que George Goodwin estava falido, cheio de dívidas e elas não teriam mais sua casa, seu marido ou seu pai. Elas se mudam de Dublin para o campo, para morar com Arthur e Rosaleen, os tios da menina. 

Tamara está infeliz, mas começa a ver a vida de maneira diferente, aos poucos ela vai percebendo como ela era má com seu pai, mesmo que ele também não fosse a pessoa mais bondosa do mundo. Porém sua mãe entrou em seu novo quarto e parece que nunca mais sairá de lá. Passa os dias deitada, dormindo, com um olhar de quem se esqueceu de que ainda vive. Rosaleen é uma mulher extremamente controladora e, acrescento aqui, esquisita. Arthur é um cara de pouca personalidade. 

Um dia, Tamara encontra um diário em um ônibus que faz papel de biblioteca itinerante, mas quando ela resolve escrever nele, descobre que alguém já escreveu ali. Com sua própria letra e com a data do dia seguinte. Como parece, não achei que o diário foi o ponto principal do livro. A maior parte da história é sobre Tamara amadurecendo, percebendo como sempre havia sido fútil e insuportável. Porém, uma terceira parte da história, apenas desenvolvida nas últimas páginas, é a parte que eu escolheria como a principal se o livro fosse meu. Desde o início reparamos que há algo de estranho na história da família e do lugar, Rosaleen é misteriosa e cheia de segredos demais, mas não fazemos ideia do que seja até o final. Mas não de um jeito bom, não fica aquele suspense, é só como se não fosse tão importante até a última parte. 

A escrita da Cecelia é, como sempre, uma delícia, do tipo que você vai lendo sem sentir o tempo passar. Mas a história não me agradou tanto. Achei desenvolvimento pessoal demais. Mas a Tamara tem seus momentos engraçados com seus comentários ferinos e a Irmã Ignatius, freira-pintora-apiculturista, que mora nas redondezas, é, com certeza, a melhor personagem do livro. 

Tenho dúvida se recomendo esse livro por ele mesmo, mas eu recomendo que você leia alguma coisa da Cecelia Ahern - eu já li P.S.Eu te Amo e A Vez da Minha Vida e adorei os dois - então, se realmente gostar, leia também O Livro do Amanhã, pode ser que você curta mais do que eu. 

Beijos, 
Celle. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©