Diva do Mês #7

14 de junho de 2011

Vou fazer uma breve explicação da coluna 'Diva do mês', que será feita em toda terceira semana de cada mês. A ideia é escolher uma pessoa do sexo feminino que seja uma diva para uma nós, ou para nós três. Uma escritora, uma cantora, atriz.... o objetivo é valorizar o trabalho de mulheres que mudam nossas vidas e merecem nosso apoio. Lá vai:

Antes de mai nada, quero pedir desculpas pela falta do Diva do Mês de Maio. Isso, se você reparou, se você não reparou, disfarça. Brinks.   Bom, em maio, era a minha vez de fazer a coluna, mas das quatro semanas, passei três em provas loucas que só quem faz engenharia sabe. Depois eu resolvi esperar pela semana certa de junho. 

Mas, eu espero que esse compense porque a diva de hoje é...
Diva de junho:
  Suzanne Collins



Quem é?
  Suzanne Collins é uma escritora e roteirista americana. Ela escreve programas de televisão para crianças desde 1991 e hoje é autora de livros (incríveis) para crianças e jovens. Ela é famosa, nos Estados Unidos, pela série "The Underland Chronicles". Aqui, recentemente, por Jogos Vorazes *emoção*. Ela mora em Connectcut com seu marido, dois filhos e dois gatinhos no quintal.  Seu pai era um oficial da Força Aérea e veterano  da Guerra do Vietnã. Por isso, ela disse em uma entrevista, que seus livros tem cenas que remetem à violência com crianças. Ele também era doutor em ciências políticas e gostava de discutir história e guerras com seus filhos pequenos. Ela assistia a treinamentos de cadetes em West Point, gente. Sua visão sobre falar de guerra para crianças é revolucionária, eu diria. Falo sobre mais embaixo.

Sobre seu trabalho:
"Gregor, the Overlander" é o primeiro livro de uma série chamada “The Underland Chronicles” onde Suzanne conta uma 'versão urbana' de "Alice no País das Maravilhas". Sua inspiração veio ao perceber que se alguma criança, vivendo em uma cidade grande, como Nova York, caísse em um buraco, esse buraco não só não seria de um coelho como ela também não encontraria o País das Maravilhas lá por baixo. Quem achou Underland tão legal quanto eu? Wonderland, Underland... todos pegaram, né?  

Antes de Gregor, Suzanne trabalhou na equipe de diversos shows da Nickelodeon, como "Clarissa", indicado ao Emmy, e "The Mystery Files of Shelby Woo". 

Agora, indo ao que mais interessa, Suzanne Collins é autora da série Hunger Games, Jogos Vorazes no Brasil. Uma trilogia, com Em Chamas, recém lançado, e Mockingjay, vindo por aí. 

Apenas li Jogos Vorazes e Em Chamas, mas pelo que consegui descobrir, The Underland Chronicles também tem cenas de violência, mesmo sendo para o público de 9-14 anos. Assim, podemos dizer que isso é uma característica do seu trabalho influenciado por sua própria infância. Jogos Vorazes começou tendo Teseu e O Minotauro como base. (Pretendo pesquisar mais sobre isso e fazer uma matéria em particular para matar nossas curiosidades, ok?). Suzanne escreve para seu público. Violência, guerra, revolução e opressão para jovens e adolescentes? Então, será com jovens e adolescentes. 
  
Quem leu minha resenha de Jogos Vorazes sabe (amanhã tem de Em Chamas), mas pra quem não leu (leia aqui), eu repito: virei fã. E, se você quiser conversar sobre comigo, sinta-se à vontade porque eu to querendo, já que minha mente dificilmente tem pensado em outras coisas. A série, mesmo tendo sua protagonista com 16 anos e sendo para jovens nessa faixa etária é uma série forte e trata de assuntos importantes, trágicos e polêmicos. O que para nós é ficção, para Collins é história de guerra.

O que eu mais gosto nela:  
Carinha de sapeca
  O-ho. O que eu poderia gostar mais na Suzanne? Não é que ela adora me torturar sem nem um traço de piedade, não, não é isso. Acho que é também o jeito como ela chega a nós, seus leitores, através das suas histórias. Ela não escreve para jovens simplesmente passarem o tempo, não tenho nada para fazer, vou ler Suzanne Collins... Não é bem assim que a banda toca. Ela faz a gente se envolver e se emocionar de tal forma que é impossível não achar, por pelo menos alguns segundos, que tudo aquilo é real. E vira real. Na cabeça de quem lê, a Katniss é real, assim como seus sentimentos, suas dúvidas, seus medos. Mas, mesmo assim, a gente não fica sofrendo enquanto lê. Collins consegue deixar vários quês de humor, especialmente sarcástico, e romance. 

Trabalho que eu mais gosto:
Minhas opções são Jogos Vorazes e Em Chamas, então fica bem difícil de escolher. Se eu fosse pensar em Em Chamas sem seu predecessor, eu ficaria com Jogos Vorazes. Mas, no segundo eu já estou tão apaixonada por todos que é complicado...

Último trabalho até o momento:
Adaptação e roteiro da série Jogos Vorazes para o cinema. Serão quatro filmes com o primeiro para março de 2012.
 
Website:
http://www.suzannecollinsbooks.com/

 Mas... e aí?
Já escrevi demais, não? Gostaría de dizer que tirei grande parte de uma entrevista que encontrei traduzida no San Diegirfs e outro site legal pra quem quiser saber mais sobre Jogos Vorazes é o Jogos Vorazes BR. Eu resolvi fazer esse Diva com a Suzanne antes mesmo de chegar na metade de JV, e esse foi um dos melhores, com certeza. Gente, foi um tanto quanto complicado achar informações sobre ela mas, ao mesmo tempo, foi muito legal porque eu descobri coisas que eu realmente não sabia.

Deixando de lenga-lenga, é óbvio que eu acredito que vocês todos devam conhecer o trabalho da Suzanne Collins. E eu quero parar de escrever para deixar de ser puxa-saco. Mas eu não consigo achar um defeito, raios.

Parei.

E que a sorte esteja sempre a seu favor.

Beijos, amores,
Celle
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©