O Discurso Secreto - Tom Rob Smith

5 de junho de 2011

 
O Discurso Secreto - Tom Rob Smith
Record - 433 páginas
Onde Comprar : Travessa - Saraiva - Cultura


  Pra quem não sabe, o meu gênero preferido, de longe, é romance histórico. Quando eu pego um livro e ele tem como pano de fundo as Grandes Guerras, os facismos, a Guerra Fria ou a Era Vitoriana (tudo a ver com os outros assuntos) eu automaticamente o coloco na minha lista de leitura. E, muito provavelmente, ele se tornará um dos meus favoritos. E foi assim que eu conheci Tom Rob Smith e seus maravilhosos Criança 44 e O Discurso Secreto.

  Eles não são muito conhecidos, então explicarei. Ambos se passam na Rússia stalinista e tem como protagonista Liev, agente de Estado. O Discurso Secreto é continuação (ou não) de Criança 44 (resenhado aqui). São os mesmos personagens, se você ler Criança 44 antes, você o entende melhor. Mas é complemente possível ler esse sem ter lido o primeiro e entender tudo. Tanto que essa resenha não vai conter nenhum spoiler, certo ?

  Esse livro se passa pós Criança 44, em 1956. Stalin já está morto e seu sucessor é Nikita Kruschov. Liev e sua esposa, Raíssa, aprenderam muito com os erros de Stalin e, nesse novo livro, adotaram duas irmãs, cujos pais foram mortos por ordem de Liev. Suas filhas, Zoia e Elena, são muito diferentes. Por ser mais velha, Zoia tem muito mais lembranças e, por isso, não é capaz de perdoar ou ser feliz com seus novos pais. Só continua morando com eles por causa de sua irmãzinha. Em meio a isso, um discurso de Kruschov é liberado, porém não a todos, no qual ele condena as ações e horrores do período stalinista. Aqueles que sofreram com ela começam a ver os agentes e servidores do Estado como eles devem ser vistos : assassinos. Está na hora de Liev pagar pelos seus erros. 

  A escrita de Tom Rob Smith é, para mim, o ponto alto desse livro. O modo com ele descreve os horrores do período te deixam sem palavras ou reação. Os ocorridos são muito piores que imaginamos e ele os descreve sem escrúpulos ou eufemismos. Mais que isso, descreve os sentimentos de todos frente aos problemas de uma maneira inigualável. Os personagens podem agir como monstros, muitas vezes. Mas somos capaz de ver, por trás de suas ações, seus motivos e razões para tudo. É cada um por si. Nada é errado para salvar sua própria pele.

  Enquanto em Criança 44 vemos a violência extrema cometida pelos agentes do Estado, em O Discurso Secreto vemos os movimentos revolucionários, anti-stalinistas, como foco principal. Antes, Liev era o agressor, enquanto nesse ele é a "vítima". Por muitas vezes, me perguntei se é correto cometer os mesmos erros que alguém para faze-los pagar pelos seus próprios. Torturar alguém que te torturou, matar a família de quem matou sua família. Devemos combater o ódio com amor, ou nos deixar levar pela sensação de vitória que a vingança te proporciona ? Mais do que uma super aula de história, esse livro fala muito da natureza humana.

   As cenas de ação continuam incríveis, mas achei que ficaram um pouco irreais ou exageradas no final do livro. Na verdade, é impossível não comparar, e eu achei esse livro inferior ao primeiro. Acho que o autor viu o quão incrível ele ficou e apostou em escrever uma sequencia. Só que essa nunca foi a sua ideia inicial. A história de Raíssa e Liev poderia ter terminado do jeito que estava e ele ter escrito algom com novos personagens. Outro problema foi a Zoia. Eu sei o quanto ela sofreu, mas ela foi a única que eu não simpatizei, nem um pouco. Na verdade, tinha até muita raiva dela. Eu sentia que ela era muito egoísta, fechada. Talvez por isso tenha achado que ele se perdeu um pouco nesse livro (personagens me irritam de verdade).

   Enfim, leiam os dois. Minha vontade ao falar desse livro é fazer com que o mundo conheça o Tom Rob Smith e se apaixone por ele e por Liev assim como eu. Poucos autores tem a capacidade de te perturbar tanto com palavras como ele (mas no bom sentido, viu?). Para mim, um dos autores mais talentosos que eu já li e, mais que isso, nunca vi ninguém que lesse e criticasse sua escrita. Talvez ele tenha errado um pouco ao continuar a receita de Criança 44, mas tudo bem. Ele é novo, só escreveu esses dois livros. E tem mais vindo por aí. Eu, obviamente, lerei e recomendarei.

beeeeijos,
Julia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©