Quarto - Emma Donoghue

11 de junho de 2011



Quarto - Emma Donoghue
Verus Editora - 349 páginas
Onde Comprar : Saraiva - Travessa - Cultura

Através da visão de Jack, de 5 anos, conhecemos o mundo que ele vive: O Quarto. O lugar onde ele nasceu, foi criado pela sua Mãe e passa o seu dia brincando com a Cama, com o Teto, com as Roupas. Apenas a noite, Jack vai para o Guarda Roupa, onde ele dorme durante a visita do Velho Nick à sua mãe. Enquanto ele acha que aquele é seu lar, é tudo que existe no mundo, a Mãe planeja tudo para conseguir sair de lá, após sete anos. 

Eu não tenho muito o que falar desse livro, na verdade. A sinopse dele me encantou o suficiente para me fazer comprá-lo na primeira oportunidade. Uma história totalmente diferente de tudo que eu já li. Primeiro, sou apaixonada por livros cujo narrador é uma criança (O Menino do Pijama Listrado e O Estranho Caso do Cachorro Morto - super recomendados). Você aprende um monte de coisas com as crianças. Ainda mais Jack. Ele é super inteligente para um criança de cinco anos, mas, ao mesmo tempo, desconhece um monte de coisas sobre o mundo, o Lá Fora. A pureza e inocência dele ao narrar o que acontece me deixavam cada vez mais emocionada com história já muito forte do livro.

O livro é todo muito intenso. Afinal, embora Jack suavize muitas coisas, pois ele não as entende, ele trata sobre sequestro, estupro, aprisionamento. O Velho Nick tem total poder sobre a vida de Jack e sua Mãe e, sinceramente, eu nem consigo imaginar como deve ser horrível. Mas, mesmo em meio a isso tudo, Jack é totalmente bem cuidado pela sua Mãe. Ela o protege de tudo, o ensina tudo que sabe. Em meio ao horror do sequestro, podemos ver o amor incondicional de uma mãe pelo seu filho.

Mais que tudo, Quarto é um livro que se revela sozinho. Nos envolvemos cada vez mais pelo drama na vida de Jack e tudo que sua Mãe já passou. Entendemos o mundo que ele mesmo criou e sentimos medo com ele a cada coisa nova que conhecia. Se eu contasse tudo que eu aprendi lendo, eu estragaria o livro para todo mundo. Quarto me fez rir, chorar, me deixou nervosa, assustada, apaixonada por ele e, acima de tudo, sem palavras.

Por isso, leiam. Mesmo que vocês não achem que é um estilo que agrade, duvido que alguém vai se arrepender.



E, assim como eu, descubram que enquanto a Mãe tentava salvar Jack e a si mesma do Velho Nick, ele quem a salvou. De tudo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©