Antes que eu vá - Lauren Oliver

8 de agosto de 2011


Antes que eu vá - Lauren Oliver 
Editora Intrínseca - 356 páginas
Onde Comprar : Saraiva - Travessa - Fnac

No início do ano, quando eu comecei a me aventurar com livros em inglês, eu passei um bom tempo olhando para Before I Fall (título em inglês de Antes que eu vá ) e esses olhos verdes enormes. Acabei escolhendo Thirteen Reasons Why (resenha aqui), nem lembro porque. Acabei deixando o romance de estréia da Lauren Oliver de lado, porque eu não sei se aguentaria ler dois livros sobre morte asim, com tanta proximidade (ou dois livros em inglês haha). E, desde então, eu estava esperando uma oportunidade para ler. E qual seria melhor do que o lançamento do livro aqui no Brasil ? 

Em Antes que eu vá conhecemos a história de Samantha Kingston, uma menina que tem tudo que adolescentes costumam almejar: ela e suas três melhores amigas são as mais populares do colégio, namora um dos garotos mais bonitos, tem até um professor que flerta com ela. Quando acorda, numa sexta feira, 12 de fevereiro, acha que vai ser mais um dia normal, quando, na verdade, seria o seu último. Sam tem a chance de revivê-lo, algumas coisas, podendo mudar seu destino. E quando você sabe que só tem mais um dia de vida, como você aproveita seus últimos momentos ?

Eu estava muito, muito empolgada com esse livro simplesmente porque eu tinha amado Thirteen Reasons Why (ou Os Treze Porquês). E, quando o tinha em mãos, eu o devorei em poucos dias. Gostei muito do jeito de escrever da Lauren Oliver e, não sei se era pura empolgação, mas eu simplesmente não me cansava de ler esse livro. Só que, mesmo assim, eu desanimei um pouco logo no início, porque demorei muito pra me identificar com a personagem principal. Pela sinopse, dá para notar que a Sam faz parte das "populares" do Ensino Médio. E, bem, todo mundo já viu aqueles filmes nos quais as pessoas populares passam seu tempo livre fazendo graça de qualquer pessoa que não se enquadre em seus padrões. E, sim, é o tipo de pessoa que a Samantha é. Então, no início, eu não me sentia sensibilizada por ela. Só a achava meio má e, não tem outro meio de dizer, tapada.

A medida que Samantha revive seus momentos, ela passa a enxergar melhor as pessoas, as situações, e isso é o que torna o livro lindo. Tanto que eu não consegui ler o final todo de uma vez, porque estava um tanto quanto emocionada, triste pelo que podia acontecer e, sim, completamente envolvida com ela. Ela decide aproveitar cada um de um modo, de acordo com o que aprendeu e sentiu no anterior. E, como eu disse, é muito bonito acompanhar a mudança da personagem e, no meu caso, ir mudando meu jeito de pensar sobre ela. E, embora o tema, a lição, o ambiente e qualquer outro aspecto do livro possa parecer clichê, a Lauren Oliver dá um tratamento diferente a tudo, então não esperem uma história previsível. 

E, por fim, eu acho que nem preciso dizer que indico, certo ? Até porque não foi porque eu inicialmente não gostei da personagem que eu vou falar que não vale a pena ler. Afinal, livro bom é assim, te faz sentir. E Antes Que Eu Vá me deu um monte de emoções em poucos dias. Vale a pena, gente.

Algumas coisas se tornam lindas quando você realmente olha.

beijos, beijos
Julia ;)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©