Thirteen Reasons Why - Jay Asher

13 de abril de 2011



Thirteen Reasons Why - Jay Asher 
(Publicado no Brasil como Os 13 Porquês, pela Ática)
Onde comprar : Book Depository - Amazon
 Em português : Cultura

Th1rteen R3asons Why conta a história de Clay Jensen, um estudante de ensino médio que, um dia, recebe uma caixa cheia de fitas k7. Ao ouvi-las, logo reconhece a voz de Hanna, sua colega de classe que se suicidou recentemente. E, nas fitas, ela diz que ele vai entender porque ele as recebeu e, que, de certa forma, ele faz parte do motivo de sua morte. Clay começa a ouvir, querendo escutar seu nome, e não consegue mais parar. São sete fitas, sendo que a última só tem um lado gravado; totalizando treze pessoas, trezes histórias, trezes razões. E, pouco a pouco, ele mergulha dentro da cabeça de uma menina que tinha treze motivos para morrer e nenhum para continuar viva. 

Primeiramente, eu li esse livro em inglês simplesmente porque ele era mais barato (e mais bonito). Veio em harcover lindoo, e com um mapa atrás da “capa”.  E, em suas fitas, cada história se passa em um lugar, que Hanna indica no mapa. Olhar para ele ou não altera em nada a leitura, mas a torna mais envolvente, mais real. Você se sente montando – com o Clay, que visita os lugares – o quebra cabeça que era a mente da Hanna.

Não sei se o momento que eu li esse livro influenciou, mas ele é simplesmente lindo. Desses que ficam na sua cabeça, tem ensinam, te mudam. No início, a medida que Hanna falava suas razões, eu não acreditava que ela poderia ter se matado por isso. Mas, pouco a pouco, nós a entendemos mais e percebemos o óbvio: você não sabe o que se passa na cabeça de ninguém, além da sua. Você jamais saberá como algo que você faz – ou deixa de fazer – pode afetar uma pessoa. E, não importa quem você seja, ou quanto você conheça alguém, você jamais deve julgar ou subestimar os sentimentos de alguém. 

Às vezes, eu achava a que a Hanna não tinha razões, mas desculpas. E, às vezes, eu via que jamais conseguiria entender como ela se sentia. Como todas as coisas, que apesar de me parecerem bobas separadas, eram realmente graves. Acho que eu me encantei tanto por esse livro por isso. A perturbação da Hanna perturbou o Clay, perturbou a mim. E tem o efeito em qualquer outra pessoa. Ninguém precisa chegar ao fundo do poço para você passar a ser gentil. Ninguém precisa estar miserável para você passar a sorrir para as pessoas que você convive. Ninguém precisa pedir nada, quando há tanto que se pode fazer para alegrar o dia de alguém.
     ... Então, o que eu posso fazer para ser melhor ? 

E, para quem ler, ou quiser conhecer melhor, o blog Hanna's Reasons tem todas as fias da Hanna para vocês ouvirem. Até agora, eu ouvi três. Sinceramente, torna tudo mais real e mais pesado, e eu acabei ouvindo aos poucos. Ao ouvir, eu sinto como se conhecesse a Hanna. É uma experiência bem legal, que eu nunca tive ao ler um livro. Que, obviamente, eu recomendo para todo mundo.   

Por Julia =) 

  • Resultado comentaristas Eu Sou O Número Quatro 
Bom, como eu disse, os comentaristas da resenha estavam concorrendo a botton e marcador; e o segundo ao marcador. E, aqui está. A Gisele levou o botton e marcador e a Miss Carbono, o marcador. Enviem seus dados para treslapis@hotmail.com para que a gente possa enviar os prêmios! ^^

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©