Ontem de madrugada
jamais acontecerá, rs. |
Em Eldest a narração se divide em três: Eragon e seus estudos em Ellesmera, Nasuada e o dia-a-dia tumultuado em Surda e Roran e as aflições de Carvahall, sob ataque para capturá-lo e levá-lo a Galbatorix. Nesse livro, embora as narrações ainda sejam detalhadas, elas não ocupam páginas e páginas e são precisas e de leitura fácil. Eu até gostei delas, dessa vez. Talvez se deva ao fato de que, aliado a calmaria na vida de Eragon, nós temos toda a ação que as aventuras de Roran nos proporcionam, e nada fique faltando.
Roran é o máximo. No começo eu não gostava muito dele, admito. Não conseguia ver a razão de acompanhar sua vida calma demais em Carvahall e aquele seu discurso odeio-o-eragon-que-matou-meu-pai-e-fugiu me fazia pensar nele como um garotinho assustado. Mas quando foi preciso, lá estava ele de martelo na mão, defendendo sua terra e seu povo, se tornando um guerreiro de proporções épicas e de um amor intenso no peito - pela sua futura esposa, pela sua terra. É muito legal ver a progressão dele de homem da terra à herói respeitado. Ele se torna lider dos homens de Carvahall, e até convence você que ele vai ser super capaz de salvá-los do que seja, mesmo que o inimigo seja criaturas sem definição, como os Razac. Ele é construido de tal maneira que acreditar nele é muito natural. Mais que isso, você acaba torcendo por ele.
Safira retirada do Deviantart |
E bem, Eragon. Ele começa sua viagem para Ellesmera, a cidade élfica, mas dessa vez a viagem é algo interessante, por que é mais curta. No meio dela, aliás, ele se descobre cheios de sentimentos por Arya. Aqui, devo dizer, a coisa fica meio esquisita, meu medidor de vergonha alheia dispara, e a Arya, como toda boa mulher sábia, ignora e frustra as tentativas desajeitadas do Eragon de se aproximar dela. Já na cidade dos elfos, ele conhece a rainha Izlanzadi e descobre coisas interessantes sobre a cultura élfica e sobre o passado de Arya. E descobre também que não está tão sozinho quanto imagina.
Até aí, tudo está relativamente calmo na Alagaësia. Mas Galbatorix decide que não quer mais suportar os Varden, e seu exército marcha para a batalha. E então Eragon tem que deixar seus estudos (Não sem prometer voltar para terminá-los, é claro, à la Luke Skywalker) e voltar correndo - ou melhor, voando - para junto de sua Lady Nasuada, para lutar ao lado dos Varden. E nessa batalha um reencontro que ele não esperava acontece - só posso dizer que tem a ver com a capa do livro - e Eragon descobre uma importante verdade sobre sua origem
Capa do próximo (e último) livro. |
Beijo, beijo,
Thai.